segunda-feira, 2 de agosto de 2010


Conhecendo ainda mais...mais profundo...

No início dos anos noventa, um grupo de bailarinos, liderados pela coreógrafa Dora Andrade, iniciou uma experiência que resultou na criação da Edisca: oferecer aulas de dança a crianças vindas de um meio social que não lhes possibilitava acesso a uma educação de qualidade.
Iniciou apenas com meninas, por perceber que elas estavam mais expostas a condições de risco e fragilidade. Logo em seguida vieram os meninos, quando identificaram em nossa maneira de fazer dança formas de expressão inspiradas em suas próprias histórias de vida e realidade do nosso povo, onde elementos da cultura local e regional se mesclavam a códigos, elementos e conceitos da Arte contemporânea.
À medida em que aumentava o envolvimento da criançada com os professores, através dos jogos de dança, brincadeiras e montagens de pequenas peças coreográficas, criava-se uma relação de confiança onde os educandos tinham livre expressão.Foi exatamente acompanhando suas reações àquele universo novo de música, gestos, movimento e atitudes físicas, mentais e emocionais que vislumbramos o potencial pedagógico da Arte e a forte empatia e disponibilidade que as crianças e adolescentes manifestam pelos processos de aprendizagem através das várias expressões artísticas. Foi atento a seus depoimentos, observando e compreendendo melhor seus valores e visão de mundo que a equipe começou a pensar e formatar o que hoje se tornou EDISCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário